Fração não deve ser trabalhada na Educação Infantil, certo?
Bem, isto depende muito da intervenção que o professor faz!
A professora Berenice, do Jardim de Infância 116, iniciou um trabalho com frações na sua turma da Educação Infantil a partir do estudo da disciplina Matemática para Crianças Pequenas (Curso de Especialização em Educação Infantil pela Universidade de Brasília) com a Profª Drª Solange Amorim e Amato.
As crianças adoram brincar com massinha de modelar. Então, ela distribuiu além da massinha, pratinhos descartáveis e palitos. Fica muito legal também se dermos para as crianças algum objeto em formato circular que sirva como cortador para a massinha, por exemplo, tampas de desodorante, amaciante ou qualquer outra coisa que as crianças possam utilizar como um cortador que deixe a massinha no formato circular.
Depois, a professora incentivou as crianças a fazerem um pizza com a massa de modo que cobrisse todo o fundo do pratinho.
Em seguida, ela fez indagações sobre qual parte da pizza as crianças gostariam de comer e explorou a pizza inteira.
Em seguida, ela indagou como as crianças fariam se tivessem que dividir a pizza com alguém. As crianças sabiam que seria necessário dividi-la ao meio. Mas para elas, isto não siginificava necessariamente obter dois pedaços do mesmo tamanho...
Então, a professora Berenice explorou a necessidade de esforço para obter dois pedaços bem parecidos. As crianças partiram a pizza e a professora indagou qual era o nome de cada pedaço, isto é, quando partimos ao meio, cada pedaço recebe um nome especial: metade. Ela incentivou as crianças a nomearem as partes da pizza que havia sido cortada ao meio.
Em seguida, a professora pediu para elas desenharem as metades. As crianças desenharam à mão livre como havia ficado a pizza após cortada ao meio.
Depois, a professora sugeriu que as crianças usassem uma lata como molde para fazer um círculo e o cortassem ao meio. Em seguida, as crianças desenharam o recheio das pizzas.
As crianças então comeram uma deliciosa pizza na hora do lanche!
Esta mesma atividade pode ser feita de várias outras maneiras e não deve ser feita só uma vez, para que a criança possa fazer generalizações(vide Jerome Bruner).
Pode-se, posteriormente, fazer indagações sobre como elas cortariam se a pizza tivesse que ser dividida entre quatro pessoas. Pode-se fazer intervenções tais como ao introduzir o nome do pedaço especificamente, isto é, da metade, citada anteriormente.
Agradecemos à professora Berenice pela colaboração!
Adorei ter realizado essa atividade com as crianças!!!! Eswpero poder fazer muitas mais como essa!!! Obrigada Dani por muito ajudar!!! Beijocas! Berenice
ResponderExcluir