domingo, 3 de julho de 2011

Encontro Pedagógico na Escola Classe 100

No dia 21 de junho, terça-feira, ocorreu o quarto e último encontro pedagógico deste semestre que reúne professores da Educação infantil de Santa Maria. No turno matutino, a presença dos professores, mesmo mediante confirmação prévia, foi reduzida. À tarde, a presença foi maior.
Agradecemos a todos os professores que compareceram e às professoras, coordenadora e gestores da Escola Classe 100 por ter-nos recebido!
As professoras socializaram as experiências, atividades e ideias que fazem parte do projeto "Minha escola, meu pomar", que se estrutura de modo a abarcar todos os eixos do Currículo da Educação Básica da Educação Infantil da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- versão experimental.
As crianças estão cultivando tomateiros e morangueiros. Estão cuidando de várias árvores frutíferas que plantaram no gramado da escola. Estudaram sobre as propriedades das frutas. Montaram gráficos com as frutas preferidas de cada criança da turma. Fizeram várias receitas em que as frutas faziam parte dos ingredientes. Entre muitas outras atividades que as professoras socializaram com todos que ali estiveram.
Realmente um dia muito empolgante, rico em intercâmbios de ideias e sugestões!






Gráfico com a fruta predileta de cada criança da turma. "Qual a fruta mais apreciada pela turma? Qual a menos apreciada? Qual a diferença entre elas?" Construir gráficos com as crianças oportuniza que sejam feitas análises e generalizações. O gráfico é precursor da representação simbólica, é uma representação icônica de quantidades.



À direita: Tomateiros
À esquerda: jogo com regras como as do Twister, só que com frutas!

Jogo da memória feito com sucata - caixinha de suco tetra pak. É só cortar! Mais prático impossível!

Morangueiro plantado e cultivado pelas crianças.


Agradecemos a todos que compareceram!










Nenhum comentário:

Postar um comentário