quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sugestão de atividades com massa de modelar

Observamos que, embora estejamos sempre desejantes de cada vez mais sugestões de atividades inéditas - na internet podemos encontrar incontáveis sugestões de atividades, muitas vezes de maneira prática e rápida - é imprescindível o estudo teórico aprofundado, sério e criterioso, que fomente uma postura reflexiva e alimente o desejo de aprender. Dedicar tempo para este estudo requer muitas vezes disciplina pessoal e profissional. É insofismável que aprender uma história nova, ou música ou atividade manual, é relevante, mas apenas isto não basta. É preciso aprofundar-se nos estudos, pois a teoria orienta a prática e nos permite analisar nosso próprio trabalho de maneira crítica e responsável.

Assim, sempre que precisarmos de uma sugestão de atividade, uma música nova, uma história é importante
sabermos onde encontrar, como utilizar o potencial da internet. Certamente as ferramentas de pesquisa trarão muitas sugestões.

A reflexão, o estudo, a discussão coletiva de ideias, teorias, concepções são primordiais, pois subsidiarão nossa análise das ideologias latentes nas atividades desenvolvidas, nas histórias contadas, no modo como são feitas as intervenções, na maneira de dar voz às crianças ou silenciá-las etc.

"A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blablablá e a prática, ativismo."
Paulo Freire

Nem blablablá nem ativismo!
Mas a justa medida, o ponto de equilíbrio!




Em geral, as crianças gostam muito de brincar com massinha de modelar.
Este livro traz, de um modo infantil, sugestões de coisas que as crianças podem fazer utilizando massinha.


 



Um comentário: