(...) é no domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção, que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade. (...) Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. Significa reconhecer que somos seres condicionados mas não determinados. Reconhecer que a História é tempo de possibilidade e não de determinismo, que o futuro, permita-se-me reiterar, é problemático e não inexorável.
(...) É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia
Olá meninas e meninos da Educação Infantil de Santa Maria. Esse blogfólio está muito bom!!!! Parabens a todos que estão contribuindo com essa idéia maravilhosa. Estaremos juntos em algumas coordenações em breve. Grande abraço a todas e a todos. Qualquer coisa podem me chamar na escola que eu vou. Adail Santos - DRE Santa Maria
ResponderExcluirPaulo Freire disse tudo. Que belo texto! Nesse livro ele também nos diz que a rigorosidade da disciplina também é essencial para o processo pedagógico. Vale a reflexão. Grande abraço. Adail Santos
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