sábado, 30 de abril de 2011

Síntese do Encontro Pedagógico dos professores da Educação Infantil cujas turmas estão em escolas de ensino fundamental

No dia 26 de abril de 2011, ocorreu nosso 2º encontro pedagógico com os professores da Educação Infantil cujas turmas estão em escolas de ensino fundamental. Desta vez, contamos também com a participação da coordenadora do Centro de Educação Infantil 416.
Conforme combinado pelos professores, este foi um momento de socialização de atividades, ideias, pensamentos, reflexões, dificuldades, iniciativas, perspectivas...
Agradecemos aos profissionais da Escola Classe 203 que nos acolheram e a todos os professores que participaram e contribuíram de vários modos.
Segue, de acordo com as sugestões, uma síntese do que foi pensado ali.

Os professores da Escola Classe 203 socializaram atividades relacionadas à Páscoa. A coordenadora do Centro de Educação Infantil 416 socializou atividades relacionadas ao projeto "De conversa em conversa as diferenças aparecem". Vários professores se colocaram, fomentando reflexões.
Conversamos sobre questões étnico-raciais onde foram citadas colocações que as crianças e adultos fazem no contexto escolar. Falas como "cabelo ruim", "você vai pintar o rosto dela? não vai aparecer a tinta", entre outras.
Surgiram então perguntas a partir das colocações feitas pelos professores a fim de fomentar a reflexão: Crianças são boas? Crianças são más? Crianças são preconceituosas? Que concepções estão por trás de afirmações como estas?
Conversamos também sobre o conceito de "família ideal". Que família ideal é essa? Ela existe? Quais são as consequências de se trabalhar a partir desta concepção?
Foram lançadas questões sobre a necessidade e os efeitos do conteudismo na Educação Infantil e o trabalho por temas e datas comemorativas. Trabalhar estas datas é o problema? Ou o enfoque dado é a questão?
No turno vespertino, as professoras falaram sobre as solicitações que os pais fazem, querendo dever de casa diariamente para as crianças. Como a escola pode pensar em estratégias para compartilhar as concepções de educação e as propostas com a comunidade escolar? Que estratégias podem ser utilizadas para fomentar esse pensar juntos?

Como uma sugestão de leitura citou-se o artigo de Manuel Jacinto Sarmento - Visibilidade social e estudo da infância. Achamos vários textos e vídeos interessantes no blog DESpreCONCEITUAR, vale muitíssimo a pena conferir!

Até o próximo encontro pedagógico dos professores da Educação Infantil cujas turmas estão em escolas de ensino fundamental!

Anote aí: dia 17/05 no Centro de Ensino Fundamental 403 - no horário de coordenação.

Posteriormente, será dia 14/06 na Escola Classe 100.








Coordenadora Simone contando a história "O Girassol solitário"


Nenhum comentário:

Postar um comentário