quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bichonário - Xaréu

Xaréu


O formato do corpo é fortemente comprimido e alongado. A região do focinho é alta e mais retilínea, dando a impressão de ser uma grande “testa”. A boca terminal tem tamanho moderado, dotada de pequenos dentes em forma de finos caninos espaçados. Tem uma marcada linha de escudos na região mediana dos flancos, desde a metade do comprimento até a poderosa nadadeira caudal, com formato de forquilha, indicando ser um excelente nadador. Uma característica que distingue essa espécie das demais é a presença de uma pequena mancha preta na parte posterior dos opérculos, na altura dos olhos, além de outra mancha preta bem desenvolvida na base das nadadeiras peitorais, de base larga e extremidades bem afiladas.

xareu1.jpg
Caranx hippos

Presente em todo Oceano Atlântico esse peixe apresenta bastante resistência a variações de salinidade, podendo ser encontrado em água salgada, salobra e em rios costeiros.
De coloração cinza-azulada no dorso, flancos amarelados e ventre branco-amarelado. No período da migração aproxima-se facilmente do litoral nadando a pequenas profundidades, e em cardumes, quando são pescados facilmente.
Podendo alcançar de 50 cm a 1 m de comprimento e a pesar 25 kg, essa espécie é um grande troféu a qualquer pescador amador. Peixe muito famoso por ”brigas” memoráveis.
Dicas de pesca: Peixe muito violento no ataque e durante a briga, exigindo grande quantidade de linha e equipamento bem reforçado.

http://www.pesca.tur.br/peixes/agua-salgada/xareu/





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário